Plantas em casa são boas companhias, mas nem todo mundo tem espaço – ou paciência!. A boa notícia: há toneladas de plantas marcantes no mundo da miniatura, incluindo muitas minissuculentas.
As minissuculentas estão na família dos cactos, com caules e folhas carnudos que armazenam água, o que lhes permite usar a água de forma muito eficiente.
Isso significa que elas precisam de pouca manutenção e são difíceis de morrer, mesmo que você se esqueça de regar. As minissuculentas vêm em todas as formas, texturas e cores, tornando-as perfeitas para ambientes divertidos e decorativos em seu jardim ou casa.
- Suculentas: 15 jardins inacreditáveis para dentro de casa
- Plantas dentro de casa: aqui está o que você precisa saber antes do inverno
- Faça você mesmo: jardins em xícaras é a nova tendência adorável de decoração na quarentena
- Vans lança coleção completa de tênis e acessórios dos Simpsons
As minissuculentas são nativas do deserto, necessitando de muito pouca água, o que as torna adequadas para casas quentes e com pouca umidade.
Muitas suculentas prosperam melhor ao sol, então coloque-as na janela. Certifique-se de mantê-las longe de quartos sombrios e janelas com muito vento no inverno. Para se inspirar, dê uma olhada nessas cinco minissuculentas – todas pequenas em tamanho, mas com muito estilo.
Pedras Vivas (Lithops)
As Pedras Vivas ou Lithops vêm em uma variedade de cores que se camuflam em seu ambiente natural, embora sejam conhecidas por produzir belas flores amarelas ou brancas no outono.
Esses nativos sul-africanos não tóxicos tendem a crescer em aglomerados e montículos e recebem seu nome por causa de sua aparência redonda e rochosa.
As pedras vivas preferem luz forte com pelo menos quatro horas de sol direto no verão. Mantenha o solo apenas úmido; não regue demais.
Ravórtia (Haworthia)
Se você é um jardineiro distraído, esta humilde suculenta é perfeita para você – é difícil de matar porque requer muito pouca água e fica feliz em estar longe da luz solar direta.
Ravórtia é nativa da África do Sul; ela recebe o apelido de planta zebra por causa das listras de protuberâncias brancas em suas folhas.
Ela fica adormecida no verão e cresce durante o inverno, portanto, seu esquema de irrigação deve ser ajustado dessa forma: mantenha as folhas secas e deixe o solo secar antes de regar novamente, caso contrário, você corre o risco de apodrecimento da raiz ou folhas suculentas pastosas.
Echeveria Mínima
As gloriosas folhas verde-azuladas de Echeverias estão dispostas em um padrão de roseta com pontas rosa. Elas ficam com menos de sete centímetros de altura e dez centímetros de diâmetro quando maduros – realmente pequenos!
Veja também:
- As melhores plantas para fazer um jardim na varanda
- Dicas para criar um jardim de hortaliças dentro de casa
- Sem gastar muito! 4 dicas para renovar a casa só com cores e acessórios
Suas folhas perenes de pelúcia irradiam em fileiras a partir do centro, produzindo flores rosa e amarelas em forma de sino no topo de seus caules na primavera. Echeverias são recomendadas como presentes para quem tem animais de estimação porque não são tóxicas. Elas também são de baixa manutenção, exigindo apenas sol parcial e irrigação frequente.
Sempervivum
Sempervivum é uma suculenta de aglomeração pequena perfeita para espaços apertados, uma vez que vai ficar abaixo de sete centímetros de altura e diâmetro quando totalmente madura.
Suas vibrantes folhas verde-limão crescem em um lindo padrão de roseta, tornando-se uma bela adição a jardins verticais suculentos. Os sempervivums também prosperam do lado de fora – eles podem sobreviver não apenas à geada, mas a todo o inverno até sob um manto de neve.
Embora também possam sobreviver em luz parcial e/ou filtrada, elas prosperarão sob pleno sol. Evite o apodrecimento da raiz, certificando-se de fornecer uma drenagem adequada e nunca deixe água parada no fundo do vaso.
Sedum ‘Little Missy’
Procurando uma suculenta para pendurar em vasos? Aposte na Sedum Little Missy, uma suculenta rastejante de crescimento rápido com folhas variadas verdes e brancas brilhantes que florescem em pequenas flores rosa no verão.
Devido à sua natureza de baixo crescimento, esta suculenta é ideal para cobertura do solo. Little Missy difere de outras variedades de sedum porque pode tolerar mais sombra, mas se desenvolve melhor em sol parcial.
Esta é mais uma minissuculenta segura para animais de estimação e requer água pouco frequente e solo bem drenado para um crescimento adequado.
Veja também:
- Decoração para jardim: veja fotos de 9 antes e depois inacreditáveis
- Este deverá ser o maior jardim botânico do mundo; veja fotos
- Quintal pequeno vira “oásis mediterrâneo” após reforma; veja antes e depois
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br